
Missão
Fomentando o respeito e a diferenciação pedagógica, bem como a consolidação de boas práticas e a inovação, o Agrupamento de Escolas Prof. Arménio Lança terá como missão primordial traçar objetivos realistas e encontrar soluções que venham a ter um impacto positivo na vida académica, pessoal, social e profissional dos nossos alunos, promovendo assim uma educação inclusiva.
Visão
O Agrupamento de Escolas Prof. Arménio Lança pretende ser reconhecido como uma organização de referência e de excelência, pela qualidade do nível do ensino e formação ministradas, pelo desenvolvimento de práticas educativas inovadoras, pela qualidade na formação de cidadãos responsáveis e empreendedores com repercussões ao nível do desenvolvimento do concelho e pelo seu reconhecimento no país. Neste contexto, pretendemos construir um agrupamento de referência que:
- centre a sua atuação na promoção do diálogo;
- respeite a identidade, a opinião, a cultura de cada elemento da organização escolar;
- aceite as diferenças e as divulga de forma a eliminar conflitos e a indisciplina;
- direcione os seus objetivos na promoção uma escola inclusiva de todos para todos;
- fomente o desenvolvimento de ações de índole solidária, colaborativa e inovadora;
- coloque o aluno no centro da aprendizagem;
- institua o trabalho colaborativo, a partilha de conhecimento e soluções como estratégias de promoção do sucesso;
- envolva os alunos em projetos que lhes concedam notoriedade e os faça sentir orgulhosos com sentido de pertença;
- preserve e melhore o espaço, as instalações e a qualidade do serviço educativo;
- estabeleça valores e conhecimentos necessários ao completo desenvolvimento do aluno, a nível pessoal e profissional.
Os nossos Valores
O sucesso da organização educativa advém, em grande parte, da implementação de valores que refletem o compromisso da escola com certos ideais e objetivos criando um sentido de identidade e propósito, tais como:
o Respeito - enfatizar a importância de tratar o outro com gentileza, educação e tolerância promovendo uma cultura de inclusão, aceitação da diferença e valorizando a diversidade;
a Colaboração- incentivar o trabalho em equipa reforça o esforço coletivo, a entreajuda, melhora a qualidade do serviço e o clima da organização;
a Solidariedade -envolver a comunidade educativa em ações que demonstrem empatia pelo outro que enfrente obstáculos de integração, financeiros ou culturais;
a Responsabilidade – ensinar aos alunos a importância de assumirem as responsabilidades pelas suas aprendizagens e comportamentos, incentivando ao rigor, exigência e valorização do trabalho realizado;
a Colaboração- incentivar o trabalho em equipa reforça o esforço coletivo, a entreajuda, melhora a qualidade do serviço e o clima da organização;
a Solidariedade -envolver a comunidade educativa em ações que demonstrem empatia pelo outro que enfrente obstáculos de integração, financeiros ou culturais;
a Responsabilidade – ensinar aos alunos a importância de assumirem as responsabilidades pelas suas aprendizagens e comportamentos, incentivando ao rigor, exigência e valorização do trabalho realizado;
a Inovação - modificar as estratégias usadas no processo de ensino e aprendizagem utilizando novas ferramentas e metodologias ativas que estimulem o pensamento crítico dos alunos. Melhoria das metodologias de ensino, da criatividade e exploração de novas ideias apostando no desenvolvimento profissional;
a Qualidade - procurar a excelência, através da melhoria contínua. Melhoria da eficiência do serviço prestado, da oferta educativa e do sucesso escolar e educativo;
a Equidade - pretender adequar e diferenciar a oferta educativa de acordo com as especificidades do público-alvo. Diminuir as desigualdades sociais;
o Mérito - pretender valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional dos recursos humanos, aumentar o grau de satisfação e, consequentemente, o grau de envolvimento na organização.
a Qualidade - procurar a excelência, através da melhoria contínua. Melhoria da eficiência do serviço prestado, da oferta educativa e do sucesso escolar e educativo;
a Equidade - pretender adequar e diferenciar a oferta educativa de acordo com as especificidades do público-alvo. Diminuir as desigualdades sociais;
o Mérito - pretender valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional dos recursos humanos, aumentar o grau de satisfação e, consequentemente, o grau de envolvimento na organização.
Patrono
ARMÉNIO Fernandes de Oliveira LANÇA, nasceu em Odemira a 22 de agosto de 1951, filho de Virgílio Fernandes Lança e de Margarida de Oliveira. Frequentou o ensino primário na Escola Primária da Sonega. Veio morar para Alvalade em 1963. Frequentou os 1º e 2º anos (atual 2º ciclo) em Alvalade, na filial do Externato de S. José de Santiago do Cacém. Concluiu o ensino secundário em Santiago do Cacém, no Externato de S. José. Frequentou a Universidade de Lisboa onde se licenciou em História, concluindo em 1981.
Iniciou a sua vida profissional como professor, exercendo o cargo de Presidente do Conselho Diretivo na Escola Preparatória de Santiago do Cacém, nos anos letivos 1974/75 e 1975/76. Nos dois anos seguintes foi Secretário do Conselho Diretivo da Escola Preparatória de Aljustrel. Em 1978/79 e 1979/80, lecionou na Escola Preparatória de Portel. De 1980/81 a 1985/86 foi Presidente do Conselho Diretivo na Escola Preparatória de Aljustrel. No ano letivo 1986/87 e ano seguinte, exerceu o cargo de Presidente da Comissão Instaladora, ano da inauguração da Escola Básica 2/3 de Alvalade do Sado. Nos anos letivos 1988/89 e 1991/92, foi Presidente do Conselho Diretivo na Escola Básica 2/3 de Alvalade do Sado. Em 1993/94 e 1994/95 exerceu o cargo de Vice-Presidente do Conselho Diretivo na mesma escola. Entre o ano letivo 1997/98 e 2008/09 foi Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica 2/3 de Alvalade do Sado, aposentando-se em 2009. Faleceu aos 59 anos de idade, em 30 de agosto de 2010.
Exerceu diversos cargos, nomeadamente, como Presidente da Confederação Nacional de Caçadores Portugueses, durante mais de uma década. Foi Presidente da Federação Alentejana de Caçadores. Foi também Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Alvalade do Sado. Homem inteligente e culto, defensor de grandes causas em prol da educação, sua profissão, e da atividade cinegética, seu desporto de eleição, desfrutando sempre de grandes simpatias. A educação e a caça ficam a dever-lhe muito. Sempre acreditou poder contribuir para os interesses que norteiam estas vertentes.
O Professor Arménio Lança contribuiu, ao longo da sua vida, para o engrandecimento da nossa comunidade escolar e da sociedade em geral, merecendo ser valorizado e permanecer vivo na memória de cada um de nós.
Escolas
O Agrupamento de Escolas Prof. Arménio Lança é constituído pelos seguintes estabelecimentos de ensino:
Escola Básica Prof. Arménio Lança (Escola sede)
Escola Básica de Ermidas-Sado
Jardim de Infância de Ermidas-Sado
Escola Básica e Jardim de Infância de São Domingos
Escola Básica e Jardim de Infância de Vale de Água
