Delegado de Segurança: Miguel Matos
Plano de Segurança e medidas de prevenção e proteção em situações de risco
A vulnerabilidade humana face aos vários elementos da natureza foi e sempre será uma constante, cabendo, no entanto, ao ser humano apenas a tentativa de diminuir o seu grau de impacto, quer por meio de programas educativos, de informação e formação, quer com a implementação de medidas cautelares, entre elas a preparação de planos e estratégias para fazer face aos diversos riscos a que está sujeito.
Esta página tem, assim, por objetivos proporcionar informação sobre as principais medidas de prevenção a adotar em situações de emergência e sensibilizar a comunidade educativa no que respeita à sua preparação para uma atuação adequada, quer ao nível da sua própria segurança, quer na colaboração com as estruturas de apoio.
Plano de Segurança do Agrupamento
Objetivos principais:
- Identificar, prevenir e reduzir os riscos de ocorrência e desenvolvimento de incêndios;
- Garantir a permanente operacionalidade dos meios, dispositivos e equipamentos ligados à segurança contra incêndios.
- Definir regras de segurança e de comportamentos a adotar em caso de atividade sísmica.
- Sensibilizar toda a comunidade escolar para a sua própria segurança.
- Conhecer e treinar procedimentos de autoproteção em caso de risco.
Ações que permitem a consecução dos objetivos:
- Existência de um Plano de Prevenção no Agrupamento.
- Palestras de informação, formação e sensibilização no âmbito do risco sísmico e de incêndio.
- Exercícios internos de evacuação de instalações.
Exercícios internos de evacuação de instalações:
Objetivos:
- Adquirir práticas e rotinas face a situações de emergência (designadamente incêndio e sismo).
- Testar os percursos de evacuação.
- Avaliar a capacidade de resposta das organizações chamadas a intervir.
- Identificar eventuais melhorias a introduzir.
Durante o exercício de evacuação devem ser cumpridas as seguintes regras ao ouvir-se o sinal de alarme (três toques prolongados em caso de incêndio e um toque prolongado em caso de sismo)
Medidas a adotar em caso de Incêndio
- Após a audição de três toque prolongados, os alunos deverão sair da sala em fila indiana, liderados pelo “chefe de fila” (delegado de turma), em passo apressado.
- O professor mantém a porta aberta durante a saída de todos os alunos, sendo o último a abandonar a sala. Fecha a porta, seguindo depois na cauda da coluna – “cerra-fila”.
- Em fila indiana, utilizam o percurso sinalizado até à saída do edifício.
- Devem dirigir-se ao Ponto de Encontro (Campo de Jogos), pelos percursos indicados, mantendo-se os alunos em fila indiana.
- Ninguém deverá abandonar o Ponto de Encontro até indicação da Equipa de Segurança que comprovará junto de cada Professor, responsável pelos seus alunos, se estão todos presentes.
- Após a confirmação da completa evacuação dos edifícios, o Diretor dará por concluído o exercício de evacuação, regressando todos os participantes às salas de aula pelos mesmos percursos antes utilizados.
Procedimentos em caso de Sismo
- Ao som de um toque prolongado, os alunos deverão seguir 3 passos “Baixar, Proteger e Aguardar” , colocando-se por baixo das suas carteiras, em sala de aula, durante, aproximadamente, 60 segundos.
- De seguida, os alunos deverão sair da sala em fila indiana, liderados pelo “chefe de fila” (delegado de turma), em passo apressado.
- O professor mantém a porta aberta durante a saída de todos os alunos, sendo o último a abandonar a sala. Fecha a porta, seguindo depois na cauda da coluna – “cerra-fila”.
- Em fila indiana, utilizam o percurso sinalizado até à saída do edifício.
- Devem dirigir-se ao Ponto de Encontro (Campo de Jogos), pelos percursos indicados, mantendo-se os alunos em fila indiana.
- Ninguém deverá abandonar o Ponto de Encontro até indicação da Equipa de Segurança que comprovará junto de cada Professor, responsável pelos seus alunos, se estão todos presentes.
- Após a confirmação da completa evacuação dos edifícios, o Diretor dará por concluído o exercício de evacuação, regressando todos os participantes às salas de aula pelos mesmos percursos antes utilizados.